Dicas de planejamento financeiro após os 40 anos

Montar um planejamento financeiro após os 40 anos é de grande importância para todos, pois essa é a idade em que você começa a pensar na sua aposentadoria. Como muitos sabem, o piso de uma aposentadoria é de até 7 salários mínimos.

Para quem está acostumado com um alto padrão de vida, viver com apenas 7 salários é muito pouco, pois com o passar dos anos as despesas só aumentam: remédios e planos de saúdes que tem ajustes de acordo com a idade.

É preciso manter a sua qualidade de vida, uma das maneiras é continuar trabalhando após a aposentadoria, e a outra que é muito mais viável é começar a montar um planejamento financeiro desde agora evitando futuros desgastes.

 

Separamos algumas dicas para você começar a montar o seu planejamento financeiro:

 

1 – Redução de Gastos.

Começar a reduzir os gastos financeiros é o primeiro passo para que você comece a organizar o seu planejamento. Pare e comece a pensar o que realmente é importante e quais são suas verdadeiras prioridades. A redução de pequenos gastos hoje vai fazer total diferença quando você se aposentar.

 

 Cartão de Crédito? Só quando  necessidade.

Se você tem a possibilidade de pagar à vista, então pague! A maioria dos lugares oferece descontos para pagamentos à vista, e se você evitar o uso do cartão de crédito, automaticamente você não se prenderá a dívidas.

 

3 – Não se precipite, compare antes de comprar!

Hoje com o avanço da tecnologia é possível comparar preços de antes do ato da compra, inclusive de serviços. Não se precipite: hoje na internet você pode encontrar diversos sites comparadores de preços, escolha um lugar confiável e com o melhor preço para continuar economizando!

 

4 – Controle de receitas e despesas

Para que você possa ter controle de todos os seus gastos, é preciso acompanhá-los mensalmente no mínimo, caso contrário você se perderá em suas despesas, correndo o risco de perder tudo o que já foi planejado!

 

5 – Invista em previdência privada

Ter uma previdência privada é a garantia do seu futuro após sua aposentadoria. O dinheiro que foi guardado com o seu planejamento poderá ser depositado em um fundo de previdência privada, muitas vezes com rendimentos melhores do que os da poupança.

 

Quer saber mais sobre previdência privada? Clique aqui.

  • Postado em: 06/06/2014
  • Autor: Keyton Pedreira
  • Categoria: Dicas
  • Visualizações: 3293